O lazer é de fundamental importância para mais qualidade de vida e bem-estar. Atualmente, isso é cada vez mais claro, com a procura da população pela prática de exercícios físicos, incluindo a atividade física para deficiente.
Mas esse estilo de vida ativo não deve ser exclusivo para pessoas sem limitações motoras ou com outros tipos de deficiências. Pelo contrário, a prática de atividade física, incluindo a atividade física para deficiente, é importante para pessoas com deficiência física poderem manter o bem-estar físico e mental.
E além de trazer melhorias na capacidade funcional e na qualidade de vida da pessoa, os esportes melhoram o bem-estar emocional e afastam fatores negativos, como a autoestima baixa e a sensação de exclusão. Não é à toa que a prática de atividade física, incluindo a atividade física para deficiente, é muito recomendada por especialistas para deficientes físicos.
Fazer algum esporte nunca é uma tarefa fácil. Então, para pessoas com algum tipo de deficiência ou limitação física, o desafio pode ser ainda maior. Mas, a prática de atividade para deficientes físicos é tão importante quanto para qualquer outra pessoa, ela dá energia, mantém a força do corpo, melhora o estresse e ajuda no tratamento de depressão.
1. Natação
É um dos esportes mais completos que existe, podendo ser praticado por pessoas com diversas limitações, como por exemplo, paraplégicos, deficientes visuais e paralisia cerebral. Com acompanhamento de um instrutor, é possível definir movimentos que se adaptam às necessidades do corpo.
2. Musculação
É a atividade especialmente recomendada para quem tem alguma deficiência relacionada aos membros. Isso porque, ela pode sobrecarregar alguns grupos musculares, tornando necessária uma rotina de trabalho de força e resistência para evitar dores musculares.
3. Yoga ou Pilates
Esses exercícios populares têm treinamentos adaptados a portadores de necessidades especiais. Eles unem exercícios de força e resistência a alongamentos, o que ajuda muito no equilíbrio e no condicionamento para as tarefas diárias.
Também são recomendados para quem tem alguma deficiência visual ou auditiva, pois ajudam a conhecer melhor o próprio corpo e a ter uma noção melhor de espaço e equilíbrio.
4. Ciclismo
Existe bicicleta adaptada para todos os tipos de limitações, desde para pessoas com deficiência nos membros superiores ou inferiores, até para os deficientes auditivos ou visuais. Bicicleta para mais de uma pessoa, permite que alguém guie o passeio enquanto o outro ajuda a pedalar.
5. Trekking
O projeto Aventura Adaptada, promove turismo de aventura acessível, qualquer pessoa com deficiência pode praticar turismo de aventura.
O programa de trekking promove, além da explosão de adrenalina, paisagens bem interessantes para distrair e alimentar a vista. Além disso, quem pratica tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e também entrar em contato com a natureza.
6. Dança
É uma ótima atividade física para todos, e ela é uma atividade que oferece inúmeros benefícios para as pessoas com deficiência.
Além de ser um ótimo exercício aeróbico, a música e os movimentos ajudam a desenvolver a criatividade e as capacidades motoras, que são elementos essenciais para as mudanças sociais e psicológicas.
É uma atividade tão incrível que até mesmo as pessoas com deficiência auditiva aproveitam dela, já que eles conseguem percebem a música por meio das vibrações sonoras que emitem, tornando a experiência extremamente calmante.
Ela também proporciona momentos de convívio que melhoram a autoestima e o entusiasmo, sendo um fator favorável para a socialização e percepção de si mesmo.
7. Esportes coletivos
Atualmente, a maioria dos esportes coletivos possuem versões adaptadas para os diferentes tipos de deficiências físicas. Não é à toa que existe a Paraolimpíadas.
Basta pensar em um para encontrá-lo. Eles são muito interessantes para a autoestima, pois estimulam a interação social e o sentimento de superação.
8. Oficinas de arte
Você acha que oficina de arte não é uma atividade física? Bom, você está enganado. Por meio das oficinas de arte, é possível desenvolver habilidades manuais que permitem expandir a criatividade e a coordenação motora e ampliar a atenção e a concentração.
Essas oficinas também são fundamentais para a socialização e para o descobrimento de aptidões que pode se transformar em uma futura profissão.
9. Artes marciais
Judô, karatê, muay thai, kung-fu e jiu-jitsu são exemplos de algumas das artes marciais adaptadas para pessoas com deficiência.
Praticar alguma dessas atividades ajuda a se proteger e também fazer com que você se conheça melhor fisicamente, trabalhando o equilíbrio físico, mental e espiritual, e fazendo com que você se sinta mais confiante.
Também ajudam no fortalecimento muscular e oferecem mais disposição para quem as pratica. E são exercícios completos, ajudando a manter a saúde em dia e o corpo sempre em forma.
Além do esporte
As atividades para deficiente físico exercitam o corpo e a mente. Mas a quem não gosta da ideia de esportes? Embora não seja demais ressaltar que a atividade física é importante para uma boa qualidade de vida, é possível se manter ativo sem a necessidade de praticar algum tipo de atividade.
Como realizar passeios na praia, idas ao cinema e até mesmo passeios por pontos turísticos podem também trazer certos estímulos para o corpo e a mente.
Você também pode gostar:
- Leitura para uma paternidade responsável
- Dicas para organizar os cômodos da casa
- Atividade física para deficiente
- Dicas de atividade física para sedentários
- Dicas para organizar o quarto do bebê